Briga de gente grande: TikTok x Reels x Shorts

Sabe aquela história de que “pode copiar, só não faz igual?” A frase resume bem a relação de TikTok, Reels e Shorts. O maior, aquele apontado e julgado como aplicativo para adolescente, lança tendência, os outros, que são subprodutos de outras plataformas, tentam ir atrás do prejuízo. 

 

Todos têm em comum a produção de vídeos feitos diretamente no celular, trends, “recortes” e aproveitamento de outros conteúdos, além de mais uma opção para  negócios. Algo que saiu da zona de entretenimento e adentrou, também, em estratégia para impulsionar o tráfego em perfis. 

Mas qual é a dessa briga?

O TikTok foi criado em 2014 com outro nome e roupagem, se consolidou em 2019 e não parou mais. Reels e Shorts são produtos do Instagram e YouTube, respectivamente, e surgiram depois para tentar aproveitar o formato, se estabelecer e bater de frente com a rede social chinesa.

 

Uma concorrência difícil. Segundo a empresa Apptoia, o TikTok, que pertence a ByteDance, foi o aplicativo mais baixado do mundo em 2021, um total de 656 milhões de downloads. O Instagram, do grupo Meta (anteriormente chamado Facebook) com 545 milhões, vem em segundo, o YouTube, da Alphabet, dona também do Google, com 166 milhões, não aparece no top 10 geral. 

Outras batalhas e estratégias 

Pelo histórico, o Instagram conta com uma vitória em adaptar funções de outras plataformas. É o caso do Story, conteúdo que fica visível por 24h e logo desaparece, advindo do Snap. O app da Meta aprimorou e revolucionou o formato, que tornou-se popular entre usuários e mostrou-se necessário para negócios. 

 

Méritos para o Instagram, por dar uma nova finalidade para a função. Algo que não deu certo para o Twitter, que tentou fazer o mesmo, mas viu sua versão Fleets não se consolidar e ser desativada após baixa adesão. 

 

Quando o assunto é vídeos curtos, o Instagram trabalha em estratégias para incentivar a produção de conteúdo na própria plataforma Reels. Uma delas é a não promoção de vídeos com logomarca de outros aplicativos (lê-se: posts reciclados do TikTok), reduzindo assim o engajamento de quem faz. Um ataque direto no concorrente? Também. 

 

O Shorts corre por fora. Chegou na disputa atrasado, tendo seu lançamento no segundo semestre de 2021, que contou com Pabllo Vittar como embaixadora. A estratégia de colocar a cantora foi pela sua forte influência junto ao público da geração Z. Além disso, o YouTube, com sagacidade, aposta na facilidade de fazer recortes em conteúdos diretamente no seu imenso hall de vídeos. 

 

Também com histórico de adaptar funcionalidades de outras plataformas, o YouTube lançou, em 2018, o YouTube Music, que se assemelha ao Spotify e Resso. O aplicativo foi no ano passado o terceiro maior do gênero em números de downloads, 79 milhões, perdendo para o Spotify, 203 milhões, e pro Resso, 84 milhões. Sem grandes ameaças, mas ainda na briga. 

O time a ser batido

Batalhas e disputas a parte e com a grandiosidade dos adversários, o TikTok demonstra ser o maior entre eles, algo como “o time a ser batido”. O Reels, campeão em outras competições, é um grande rival, que pode e deve incomodar, ameaçando tomar o primeiro lugar. Já o Shorts, por ser mais recente, é o time da base na categoria adulta, que com grande elenco e suporte do YouTube e Google promete dar trabalho.

 

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A resposta é: sem uma estratégia digital bem definida, nada funciona!

 

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