FAKE NEWS

No marketing não há espaço para fakes news

Já recebeu pelo WhatsApp, aquele vídeo ou link meio duvidoso? De uma fonte nada confiável? Arrisco afirmar que certamente sim. As fake news fazem parte cada vez mais da realidade da era digital. 

 

Informações falsas, sem credibilidade, distorcidas e negacionistas. Tudo isso engloba as fakes news, que são inaceitáveis e que podem estar bem perto do seu negócio e te explico o porquê.

 

Segundo a Avaaz, em pesquisa realizada a respeito de fakes news sobre o coronavírus, 94% dos entrevistados já receberam pelo menos um conteúdo falso sobre a pandemia. E o pior, 7 de cada 10 acreditaram naquele conteúdo. 

 

Isso mostra a periculosidade das fakes news na era digital, que se alastra e proliferam de forma rápida e que pode atingir grandes proporções.

 

Mais do que nunca, por dados e fontes confiáveis

 

Para passar uma credibilidade, é necessário que seu conteúdo seja de fonte confiável. Isso se refere principalmente quando há dados, uma importante estratégia para o negócio.

 

É preciso checar as informações, que sejam de locais comprometidos com o conteúdo sério e certeiro, sem margem para desinformação. 

 

Caso seja um local sem credibilidade, isso será associado ao seu negócio, que ficará com uma imagem distorcida pelo seu cliente, levando e gerando desconfiança e a perda de vendas. 

 

Para que sua empresa não seja mais um propagador de fakes news, separamos algumas dicas para evitar, afastar e não difundir este tipo de conteúdo. 

  • Cheque a fonte da notícia.  É necessário estar atento ao site e blog que busca informações e dados, além de verificar quem escreveu o conteúdo. Há sites e url bem parecidas com aqueles mais conhecidos, então é momento de atenção. Não devemos acreditar em tudo que está na internet. Verifique antes. 


  • Utilize do Google. A plataforma de busca reconhece as últimas notícias e garante que os resultados sejam de informações confiáveis disponíveis no momento da pesquisa. O Google prioriza órgãos e instituições oficiais, governos e agências de saúde.

 

    • De olho em detalhes. É comum que fakes news apresentem erros de gramática, com estruturas fora do padrão jornalístico, com conteúdos densos e que dificultam a leitura. Caso encontre materiais dessa forma, suspeite.

  • Atenção na data de publicação. Estamos falando de fakes news, mas também não queremos que seu negócio passe a imagem de desatualizado, então dessa forma é necessário estar atento à data de publicação para não gerar falta de credibilidade. 


  • Consuma agências que fazem fact-checking. Há sites que fazem a checagem de informações, desmistificando as fakes news. O consumo desse conteúdo é importante para consolidar a credibilidade e eliminar dúvidas. 

 

Aqui na Le Pera nos preocupamos com a credibilidade dos nossos clientes, por isso temos uma equipe especializada para criar conteúdos de valor à sua marca. Apenas utilizamos fontes confiáveis para que não seja propagada a fakes news e nem que nossos clientes estejam associados a este tipo de prática. 

Branding
& Digital

Parceiro Oficial Programa Google Partners
Fale conosco

Contato

contato@lepera.com.br
+55 11 3045 6009

Siga-nos

© 1989 – 2022 – LE PERA COMUNICAÇÃO LTDA – CNPJ: 05.154.130/0001-00

CONTE-NOS SUA DOR

e-book

Você sabe contratar uma agência?

Preparei algumas dicas e um material que pode ajudar nesta tarefa.