social listening

A sua empresa precisa adotar a prática de social listening

É indispensável pensar num negócio sem uma gestão de autoridade nas mídias sociais. Tais locais acarretam uma enorme relevância no contexto do marketing digital e consequentemente nas vendas. 

 

E mais do que estar nas mídias sociais, é preciso de estar ativamente, compreendendo o que o seu usuário ou possível usuário está falando. É aí que entra o conceito de social listening, que pode ser traduzido, a grosso modo, como “escuta social”. 

 

A estratégia consiste em uma técnica buscando identificar comentários e conversas, com informações relevantes para uma marca nas mídias sociais. Ela auxilia na compreensão sobre o que os usuários estão falando, quais as intenções e padrões por parte consumidor, gerando insights a fim de trabalhar novos posicionamento.  

 

Mas nem sempre essas informações são vindas de forma direta, por meio de interações com a marca. É preciso expandir por meio de busca, palavras-chaves e outras formas. 

 

Vantagens do social listening 

 

  • A primeira seria entender o que o público está falando sobre a sua empresa, o exigido, esperando do segmento que você está inserido. Ciente disso, é possível segmentar os conteúdos e criar campanhas mais direcionadas.  

 

  • A internet é um local que determinadas informações são difundidas rapidamente, principalmente quando se refere a um feedback negativo. Algo nesse estilo pode influenciar a decisão de compra de outras pessoas. Com o social listening, é possível reduzir o impacto dessas reclamações, pois ao fazer o monitoramento dessas menções, intervir e buscar a solução. 

 

  • Por meio do social listening é possível fazer a avaliação de forma quantidade, por meio dos números de interações e engajamento com determinado assunto, mas também de forma qualitativa, avaliando os conteúdos abordados. 

Com essas vantagens e benefícios dessa estratégia, é possível fazer uma atuação mais assertiva nos conteúdos.

Nas redes sociais, melhorando as postagens, dando ênfase inclusive nas dores dos usuários, pontuadas anteriormente. Em artigos, por meio de blogposts, é possível também criar esses conteúdos mais direcionados. 

Além disso, por meio de estratégias de SEO, há a possibilidade de incorporar os termos mais relevantes e assim melhorar o ranqueamento nos sites de busca.

 

Na Le Pera acreditamos que social listening é geração de dados, algo que somos adeptos. Informações são ouro, um segmento que atuamos fielmente, a fim de melhorar campanhas, direcionamentos em prol da geração de vendas.

Branding
& Digital

Parceiro Oficial Programa Google Partners
Fale conosco

Contato

contato@lepera.com.br
+55 11 3045 6009

Siga-nos

© 1989 – 2022 – LE PERA COMUNICAÇÃO LTDA – CNPJ: 05.154.130/0001-00

CONTE-NOS SUA DOR

e-book

Você sabe contratar uma agência?

Preparei algumas dicas e um material que pode ajudar nesta tarefa.