Se não puder ser mensurado, não deve ser feito

Em mercados ultracompetitivos e em processos de branding ou rebranding, muitas ações podem ter a necessidade de serem revisadas. Isso é natural. Vale lembrar que estratégias de marketing e comunicação não são e não podem ser “cravadas na pedra”. Sabe por quê? Pq tudo é dinâmico.   Vou dar um exemplo. Você fez toda a […]

A boa ideia é soberana

Recentemente estava conversando com nosso time, falávamos sobre criatividade e sua importância para as marcas. Na verdade, sobre a importância de usar a criatividade para elevar o patamar de uma marca e destacá-la das demais concorrentes; e como ela pode estar ligada tanto à inovação no desenvolvimento de um produto, quanto pode ser usada para […]

A melhor ferramenta para sua estratégia digital existe?

estrategia-digital-le-pera

Você já deve ter lido muitos artigos que começam assim: a melhor ferramenta para sua estratégia digital; veja como crescer seu negócio com apenas três aplicativos; como vencer nas redes sociais usando apenas seu conteúdo. Bom, se não leu, ainda vai ler algo parecido. O que quero mostrar aqui é que não existe uma ferramenta […]

Estratégia digital é garantia de venda?

Uma pergunta muito comum em diversas reuniões que participo está relacionada às vendas no ambiente digital. Já ouvi de clientes e mesmo de prospects se realmente vale a pena ter uma estratégia focada em digital e se estar lá é garantia de vendas. E aí eu te pergunto, o fato de um shampoo estar na […]

Branding no digital, funciona?

digital_branding

Tenho falado muito sobre branding e sua importância para o desenvolvimento e sucesso de uma gestão de marca. Mas, quando falamos do universo digital, o branding também funciona? Basicamente deve se pensar no conceito da mesma forma. A essência da marca deve se manter a mesma independentemente do canal, assim como as características e personalidade. […]

Como usar a pesquisa para valorizar sua marca

Se você tem acompanhado aqui semanalmente e aplicado em sua marca tudo o que venho falando, você já pensou em todo o processo de branding da sua empresa ou produto. Essência da marca, naming, visão, valores, missão, história, humanização, diferenciais, comunicação de venda. Tudo isso faz parte da estratégia para desenvolver sua marca, torná-la relevante, […]

“Materialização biológica” de marca Você sabe o que é?

natville-branding

Já passou o tempo em que a relação entre empresa e consumidor era apenas de compra e venda. Atualmente, isso não funciona mais. Hoje notamos um processo de humanização das marcas. Isso porque pessoas se conectam com pessoas, com propósitos, com essência. Se identificam com causas em comuns. Conexão essa que também tem a ver […]

Essência de Marca, muito além do lucro

essencia

O seu negócio mantém a essência de quando começou? Não sabe o que é essência? Então, vamos lá. Abrir uma empresa vai muito além da premissa do lucro. Assim como pessoas, um negócio costuma ter um propósito maior e características que o diferenciem. Uma marca forte possui atributos que saem do âmbito do produto físico […]

A importância do naming na construção de uma marca de valor

naming

Como você criou o nome da sua empresa ou de seu produto? Qual a importância do nome da sua marca? O naming é um dos processos mais importantes do branding. É quando se cria a identidade verbal, a propriedade semântica que individualiza sua marca.  Criar naming não tem nada a ver com com gostos ou […]