O Branding e o desafio de fazer sua marca vender mais

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Você sabe o que é branding e o porquê dele ser responsável por fazer sua marca ser desejada e vender mais? O Branding nada mais é do que a construção de sua marca de forma estratégica. Ou seja, como sua marca se posiciona; como ela é percebida por seu cliente; o quanto ela é desejada, lembrada; etc. Costumo dizer que “se você tem branding, o mundo perceberá sua marca da forma que você deseja. Se você não tem, o mundo perceberá da forma que ele quiser”. E é exatamente isso o que acontece, se você não estrutura sua marca e comunica de forma correta para seu consumidor, você deixa para que o público perceba sua empresa ou seu produto como quiser. E se o consumidor não enxerga a importância e o valor de sua marca para ele, qual o impacto em suas vendas? Tudo isso é branding e é um dos serviços que fazemos aqui na Le Pera para nossos clientes. Quando olhamos para o universo das empresas e construção de marca, é possível identificar alguns dos porquês o branding faz sua marca vender mais.

Separei cinco motivos para ajudar na compreensão deste assunto:

O branding conecta seus valores com os valores do seu público
Essa empresa é sustentável? Os colaboradores são valorizados? Qual a contribuição dessa marca para a região em que vivo? Todos esses questionamentos fazem parte da cultura atual do consumo. Uma marca sem valor percebido não é uma marca. Atualmente, e mais do que nunca, os consumidores estão mais críticos e exigentes e consomem cada vez mais produtos e serviços de marcas em que há identificação e conexão com seus valores, mensagens e práticas. Esse pode ser um fator decisivo entre escolher um produto da sua marca ou da concorrência.

Torna sua marca um objeto de desejo
Em uma vitrine, o que diferencia o seu produto da concorrência a ponto do consumidor decidir compra-lo? O que o torna objeto de desejo e preferência entre tantas outras marcas disponíveis? O branding também é responsável por isso e, neste caso, ele atua principalmente no emocional do cliente. A marca deve ser forte, de qualidade e com característica únicas que a façam ser mais desejada que seus concorrentes. Novidades também são bons gatilhos. Isso move o consumidor a experimentar e até mesmo consumir novamente.

O branding organiza a forma como sua marca será vista
Quando você vai trabalhar no desenvolvimento do seu produto e depois na comunicação e venda, uma das primeiras coisas que você precisa ter em mente é o seu público-alvo. Quem é ele; quanto anos; poder de compra; e qual o comportamento desse consumidor?
Se você vende roupas para jovens entre 20 e 25 anos, não adianta fazer apenas propaganda na TV, ou ter um design formal e sério. A forma mais assertiva de ser percebido nesse caso é com um visual jovem e descontraído, além de planejar onde e como comunicar para esse público. Neste caso, uma divulgação em redes sociais pode ser mais assertiva. Quem são os influencers que esses jovens assistem e seguem? Eles não poderiam ser os embaixadores de sua marca?

Faz com que a mensagem de marca seja clara
Sua marca deve ser percebida exatamente da forma que você quer. Ou seja, não adianta ter uma confeitaria cheia de opções de doces e cafés, com ambiente para consumo e o seu cliente enxergar o estabelecimento apenas como um local para comprar um brigadeiro após o almoço. É necessário trabalhar a comunicação da marca para que a mensagem absorvida por seu cliente seja a que você deseja. Você quer que sua marca seja acolhedora? Remeta à aventura? Conforto? Inovação?

Engaja seu público
Não tem jeito. O mundo mudou e novas ferramentas de conexão foram criadas. As redes sociais estão aí para provar que não há mais meios das marcas falarem de forma unidirecional. A comunicação se tornou cada vez mais um diálogo, em que há ação e reação; mensagem e resposta. E o momento é de conexão, não apenas de fatos e palavras soltas, mas de identificação, de histórias que conectam, que fazem o consumidor se sentir parte. É o engajamento pela emoção.

Em um universo cada vez mais competitivo, em que novas marcas surgem da noite para o dia, o branding pode fazer toda a diferença entre ser apenas mais uma marca ou estar entre as mais lembradas e líderes de mercado. Fato é que o branding não é feito de apenas um elemento, mas uma junção estratégica de iniciativas que tornam um produto necessário ou objeto de desejo do um público específico. Nos próximos artigos, vou trazer um pouco mais sobre o tema e cases que trabalhamos na Le Pera, além de tendências no mercado de comunicação e marketing e o impacto para empresas. Adoraria trazer nas próximas edições contribuições que podem ajudar a transformar mais pessoas. Então deixo aberto também para que você possa sugerir ideias e assuntos que gostaria de ler aqui.

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