Como aliar sua marca ao Pantone do ano

pantone

Anualmente, a Pantone divulga a cor daquele respectivo ano. Para 2022, a cor é chamada de Very Peri, um tom inédito de azul-arroxeado ou violeta, criado com a expectativa de traduzir o momento de transformação por qual passa a sociedade, segundo a empresa. Mas o que quero abordar hoje aqui, na verdade: o que é […]

Marcas mais valiosas: um aprendizado

Anualmente, acompanho os rankings que trazem as marcas consideradas as mais valiosas do Brasil e do mundo. Você já viu alguns desses levantamentos? Se não viu, indico começar. Isso porque essas listas acabam trazendo informações valiosas que podem servir como inspiração para serem aplicadas em sua própria marca. Já pensou nisso?   Em geral, os […]

Rebranding: como as mudanças no mundo impactaram o design de marca

Por que uma empresa muda sua marca? O rebranding pode vir por uma série de motivos e além de toda a estratégia de comunicação precisar refletir as mudanças, algo que muitas empresas esquecem é igualmente importante porque é o primeiro impacto junto ao consumidor e a outros stakeholders: a identidade visual. Motivos não faltam: atualização, […]

Não só de produtos vivem as propagandas

Você já notou como se sente ao assistir uma propaganda? Sem dúvidas, alguma já te emocionou. Você lembra qual? Pessoalmente, as da Coca-Cola de fim de ano sempre me emocionam. Elas seguem um padrão ano após ano, com o famoso caminhão vermelho iluminado, mas talvez seja esse toque de nostalgia que mexe tanto comigo.   […]

A arte de contratar uma agência e tornar sua parceira estratégica

Você já sabe como escolher a melhor agência para sua necessidade? No artigo anterior expliquei o quão importante é fazer algumas lições de casa antes de contratar uma agência, até mesmo porque (e vou parecer repetitivo aqui) quando você sabe o que precisa, seu investimento fica muito mais direcionado e assertivo. Se você não sabe […]

NFTs: vale ficar atento ao assunto!

O mundo mudou (como você já sabe). Enquanto ouvíamos falar em CDs substituindo os discos, DVDs no lugar das antigas fitas de vídeo e depois os celulares no lugar dos telefones de rua, não imaginávamos em nossa vida ouvir falar em termos como blockchain, NFT (non-fungible token no original em inglês) ou “token não fungível”, […]

Consumidores gastam mais com marcas em que confiam

Você sabia que os consumidores tendem a gastar mais com quem eles confiam? Você já deve ter percebido, até mesmo em sua casa, uma certa fidelidade a algumas marcas. Existem, claro, os casos em que há uma questão de saúde envolvida, como consumo de produtos sem lactose ou sem glúten, ou um item hipoalergênico. Mas […]

A propaganda da forma que a conhecíamos acabou?

propaganda

Como diria Lulu Santos, “nada do que foi será, de novo do jeito que já foi um dia”. Talvez seja puro saudosismo, mas me peguei pensando nesses dias: a propaganda da forma como a conhecíamos acabou? Faz tempo que não corremos mais para a sala para ver um comercial que me chame a atenção ou […]

Se a internet ainda não é sua aliada, você está usando errado

Não adianta mais torcer o nariz. A internet se transformou no maior e melhor vendedor do planeta. Quem ainda tinha dúvidas, a pandemia está aí para provar como as vendas online e os e-commerces funcionam, facilitam a vida do consumidor e só tendem a crescer. O processo de digitalização foi acelerado em todos os segmentos. […]

Quando um ídolo morre, morre uma marca?

idolo-nunca-morre

Pensei muito antes de escrever sobre isso. Queria que este texto tivesse o cuidado e o respeito necessário ao se tocar nesse assunto. Eu, assim como muitos brasileiros, perdi um ídolo. Alguém que conseguiu deixar tão rapidamente sua marca no meu e no coração de tantos fãs. Quem ela foi e o que construiu ao […]