Curadoria de conteúdo como estratégia para atração de clientes

Vivemos na era da interconectividade. Não é mais sobre estar conectado apenas, mas sobre as relações que você desenvolve, as interações que você participa, o engajamento que você gera e recebe. É um período de troca, de formação de comunidades, de diálogo. Dito isso, pergunto: quanto do seu dia você passa conectado à internet? De todo esse tempo, quanto você dedica a assuntos de seu interesse, que tenham qualidade e sejam de fontes confiáveis? Você busca essas informações ou elas impactam você e seu espaço “espontaneamente”? 

Bom, é sobre isso que quero falar hoje. Se você se conecta a um conteúdo que te atraia e responde a ele com alguma ação, provavelmente você foi alvo de uma estratégia de marca com foco em marketing de conteúdo. E para o assunto ter chegado até você, há um jovem profissional do outro lado da tela que tem um trabalho diário extremamente estratégico, o qual chamamos de curadoria de conteúdo. 

Se você nunca ouviu falar, continua aqui comigo. 

A curadoria de conteúdo, de uma forma simples, é o ato de pesquisar, selecionar, analisar informações e resultados de campanhas, produzir, compartilhar materiais relevantes com foco em um determinado público e orientado por um objetivo. Ou seja, você publica seu conteúdo a partir do monitoramento da sua audiência e de resultados de campanhas, de forma compatível e alinhada com sua marca. 

Aqui na Le Pera temos diversos clientes que trabalham a curadoria de conteúdo. Um exemplo é a Trix Energia. Trabalhamos suas redes sociais a partir do compartilhamento de informações direcionadas para o público-alvo da empresa: pequenas e médias empresas que querem migrar para o mercado livre de energia. Mas como alcançá-las? PMEs podem ser muitas. Tem o hotel em Salvador, o mercado de bairro em São Caetano do Sul, o shopping em Roraima. Cada um deles tem um tipo de consumo de energia. Uns em horários de pico e em todos os dias; outros apenas em temporada de férias ou verão. 

Entende como a comunicação deve ser o mais direcionada possível? É aí que entra a curadoria de conteúdo. Um profissional dessa área vai analisar o impacto das informações compartilhadas anteriormente e vai ampliar o tempo de uma campanha usando um novo material, com novo design e diferentes formatos (vídeo, reels, imagens, texto, etc); ou pode redirecioná-la complementando a informação inicial, mas ainda mais focada no público que no primeiro conteúdo já foi o mais impactado. 

É acompanhar os cenários, as notícias, as informações externas e os dados internos, analisar todo o conjunto e criar o conteúdo. Na hora de publicar, ainda lembrar de avaliar em quais plataformas está o cliente e como é o comportamento desse consumidor. Ele interage com o conteúdo ou entra em suas redes apenas para validar e conhecer mais sobre sua empresa? Entra em contato diretamente no espaço privado ou comenta no post aberto? No fim, o que importa é alcançar o propósito da sua estratégia, ampliar seu público, estreitar relacionamento, aumentar leads, promover campanhas. E claro, vender. Esse é, e sempre será, o objetivo final.

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