O que é o employer branding que tanto se fala?

Sempre que posso, falo da importância do branding e como uma estratégia bem construída pode ajudar sua empresa a vender mais. Mas é importante lembrar que uma marca vai muito além dos números, ela é feita de pessoas. E como alcançar e manter os melhores profissionais para seu negócio?  

 

Atualmente, fala-se muito em employer branding, que nada mais é do que “marca empregadora” em tradução livre. Na prática, é a estratégia usada para gerar uma percepção positiva sobre sua empresa como um dos melhores ambientes para se trabalhar. Isso implica em trabalhar a imagem da marca internamente, de forma a reter talentos, e externamente para atrair profissionais de destaque no mercado.  

 

Vale ressaltar que “trabalhar a imagem” tem a ver com comunicar estrategicamente iniciativas que já existem dentro da companhia voltadas para seus colaboradores, como ações de bem-estar, promoção da diversidade, desenvolvimento de carreira, oportunidades de crescimento, clima organizacional, entre tantas outras.

 

Dois bons indicadores de que sua empresa está no caminho certo são a certificação Great Place To Work (GPTW) que avalia por meio da opinião de colaboradores se uma companhia está entre os melhores lugares para trabalhar; e as iniciativas voltadas para o público interno no S, do ESG (sigla de Environmental, Social and Governance), que inclui aspectos de diversidade, atração, investimento em treinamento, cultura interna, entre outros. 

 

Se sua empresa ainda não possui o grau de maturidade para performar exatamente como as avaliadas dentro dos indicadores que citei, não se preocupe. Inspire-se! Leia sobre os itens mais importantes, avalie o que já tem em sua empresa e o que pode ser melhorado, escute seus colaboradores, valorize-os, promova conversas internas sobre assédio, respeito e diversidade, tenha metas de melhorias. Existem diversas iniciativas que podem ser feitas. Uma consultoria pode ajudá-los também nesse novo olhar. 

 

Na dimensão externa, mapeie onde está seu outro público: os futuros candidatos. Quem você busca para sua empresa, quais atributos e conhecimentos, quais valores combinam com os seus? É aqui que entram ações em redes sociais, universidades, feiras de estudantes, palestras, programas de estágio e trainees. 

 

Outro ponto importante, lembra que sempre falo que atualmente o consumidor se conecta com os valores das marcas que consome? O mesmo acontece em questão de trabalho. Os talentos que você busca querem estar em empresas em que se identifiquem com sua visão e valores, com o potencial realizador, que tenham abertura para discutir ideias e inovar, que possuam iniciativas reais e promovam mudanças nas comunidades ao redor, ao bem que fazem ao planeta. No ranking de 2020 de “As 150 Melhores Empresas para Trabalhar”, da GPTW, por exemplo, os principais destaques foram o alto nível de inovação de uma companhia e a confiança entre líderes e colaboradores.

 

Hoje, nada mais é uma coisa só. É um conjunto de iniciativas, crenças e realizações que estão na essência de sua empresa. E que precisam ser expostas, posicionadas e bem comunicadas. A reputação corporativa fortalece a marca empregadora e vice-versa. Quando você impacta positivamente um público-alvo, você impacta todos os outros.

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