A arte de contratar uma agência e tornar sua parceira estratégica

Você já sabe como escolher a melhor agência para sua necessidade? No artigo anterior expliquei o quão importante é fazer algumas lições de casa antes de contratar uma agência, até mesmo porque (e vou parecer repetitivo aqui) quando você sabe o que precisa, seu investimento fica muito mais direcionado e assertivo. Se você não sabe do que estou falando, deixo o link aqui para você se atualizar. 

 

Bom, para você que já está atualizado no tema e fez sua lição de casa, aproveito esses últimos dias do ano para compartilhar mais algumas dicas.

 

Antes de qualquer coisa, lembre sempre que ao contratar uma agência, você está contratando todo o conhecimento e histórico adquirido por uma equipe que nada mais é que um conjunto de pessoas. E, como em qualquer empresa, pessoas realizam quando motivadas, respeitadas e direcionadas a uma causa. 

 

Recado dado, vamos às dicas:

  • Pesquise muito antes de selecionar;
  • Peça cases de clientes;
  • Se possível, converse com clientes das agências que estão participando da concorrência;
  • Peça para conhecer o time que trabalhará para você. Pode ser em uma reunião ou por meio de mini-bios enviadas junto à proposta;
  • Contrate uma agência especializada no que você faz e/ou no que você realmente precisa. 

 

Passado por esse funil, você precisa entender se as agências pré-selecionadas cabem em sua verba disponível e o que elas conseguem entregar dentro desse valor. É importante esse alinhamento para que a agência trabalhe direcionada e você não se frustre com uma expectativa além do acordado. Vale sempre a máxima: “o combinado não sai caro”. 

 

Outra questão importante, muitas vezes chegam empresas aqui com um briefing e escopo de atuação completamente tático e, depois do contrato, querem a produção de um planejamento estratégico. Tudo isso precisa ser muito bem definido antes da contratação. Se você diz que quer apenas o tático, entende-se que você já tem a estratégia pronta, com todos os KPIs e só precisa de uma equipe para executá-la. 

 

Uma dica baseada em opinião pessoal, mas que é resultado de anos de experiência: durante a concorrência, acene com um desafio macro para que as agências pensem no todo. Assim você acaba conhecendo também a linha de raciocínio de cada uma e entende quais estão dentro do perfil que você busca.

 

Agora é partir para o contrato. 

 

Se eu puder dar uma última dica para encerrar, lembre-se que, mais que um fornecedor, você está contratando um parceiro estratégico. A jornada deve ser realizada em parceria, com o conhecimento de ambos sendo somado em prol de resultados positivos para a empresa. Essa na verdade é uma dica de ouro!!  Vi ao longo de minha carreira, como dono de agência, clientes errarem ao tratar a agência na base do conflito. Tudo era uma guerra, uma dificuldade, problemas simples que podiam ser contornados facilmente se tornavam jogos épicos de poder. Traga a agência para seu desafio. Torne ela sua parceira, amiga e seja empático. 

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