Ao contratar o serviço de uma agência você deseja o início imediato e a busca de resultados, certo!? A ansiedade de ver na prática o seu investimento é válida. Mas não se trata de algo instantâneo. Há etapas, planejamento e processos e tudo inicia por um onboarding, que pode ser definido como fase inicial do projeto de um novo cliente.
O onboarding é uma forma de conduzir a entrada inicial, o relacionamento com o novo cliente. Isso acontece por meio de esclarecimento de possíveis dúvidas, repassando informações de detalhes técnicos, apresentando a equipe, o serviço que será oferecido, canais de atendimento e comunicação, tudo para uma boa primeira impressão.
Pontos importantes para excelência em um onboarding
Por trás de toda empresa há pessoas trabalhando. O CNPJ é feito por vários CPF’s. Conhecer a história do negócio é também aprofundar no legado dos idealizadores e gestores.
Entender a trajetória é tão importante quanto os desejos e anseios. O presente da sua empresa é graças ao seu passado e isso respalda no futuro. Utilizar sua história em busca de fidelização de clientes e geração de lucro é uma estratégia primordial.
Para que isso aconteça, é preciso que haja um conciso onboarding.
Esse primeiro contato da agência com o negócio do cliente se faz necessário também para o entendimento dos pontos fortes e aqueles outros que precisam de mais atenção. Para isso, é necessário haver uma visão e um conhecimento sistêmico da empresa. Utilizar e consolidar ainda mais o que há de melhor e resolver rapidamente os gargalos.
Sabendo da história, dos pontos fortes e aqueles que precisam ser melhorados, no onboarding deve-se aproveitar a energia inicial da compra do cliente para levá-lo a se engajar. Utilizar isso ao favor para absorver o máximo de informação.
Mas da mesma forma que devem ser claras as vivências da empresa do cliente, é preciso que haja uma relação recíproca, “você me conta daí, e eu daqui”. Uma troca com objetivo de alavancar seu negócio.
Explicar como funciona a agência, os passos, o trabalho e as pessoas por trás disso, algo que aproxima e humaniza o processo, gerando confiança no cliente.
Tudo deve ser feito de forma satisfatória, porque caso contrário e for num caminho mal percorrido pode ser o início do fim, tendo assim o risco de cancelamento.
Onboarding na Le Pera
Para a Le Pera esse processo inicial de boas vindas é essencial no relacionamento da nossa agência com o cliente. Acreditamos que a primeira impressão é a que fica e trabalhamos fielmente para a confiança e credibilidade do cliente perante ao nosso serviço.
Aqui, o trabalho com nossos novos clientes inicia antes mesmo do onboarding, o que chamamos de pré onboarding. É direcionado uma pesquisa, na qual buscamos conhecer mais sobre o negócio, aprender sobre a marca e trabalhar em cima disso.
Sendo compartilhado o resultado com toda a equipe da Le Pera, realizamos uma reunião de boas vindas para que os gestores conheçam os responsáveis e colaboradores dessa nova etapa do seu negócio.
Após isso, trabalhamos fielmente na marca, por meio dos seus valores, propósitos, promessas, personalidade e desenho.