Ter uma boa comunicação mediante ao marketing digital é sem sombra de dúvida essencial. Uma linguagem clara e adequada para o público da empresa, além de uma adaptação para cada meio que seu negócio está inserido.
Entretanto, de nada adianta ter uma comunicação completa, com belos adjetivos e munida de dados, se há apenas uma exposição de informações e não uma troca com o seu público. É preciso ser adepto à comunicação bidirecional em prol do melhor proveito nesse relacionamento.
No contexto geral, a comunicação bidirecional se refere ao processo que o destinatário e o remetente estão constantemente mudando de papéis. O que leva em uma conversa e não puramente um monólogo ou discurso de uma das partes.
A comunicação bidirecional, que está inserida automaticamente no contexto de marketing digital, significa a precisão na comunicação entre sua empresa e seus seguidores, clientes ou leads.
Essa troca, que as mídias sociais e todo o contexto digital oferece, é um diferencial em relação ao marketing tradicional, que fica em outdoor, anúncio de TV, e que não recebe uma resposta direta.
Benefícios da comunicação bidirecional
A concorrência do mercado é algo real e diário, é preciso estar disposto a utilizar estratégias em busca de um diferencial do seu negócio perante a concorrência. Aderir a comunicação bidirecional transmite humanização do seu negócio, proximidade com seu cliente e gera lucro.
Acompanhe alguns dos benefícios:
- Gera confiança e transparência, pois permite que os clientes entendam que a sua empresa deseja receber um retorno, um feedback e iniciar uma conversa, promovendo assim um diálogo;
- Torna a marca mais humana, por gerar uma aproximação com os clientes, demonstrando que há pessoas trabalhando na empresa e não é simplesmente uma assistente virtual, por exemplo;
- Com o feedback dos clientes, sua empresa pode aprimorar os produtos, propondo melhorias, entendendo os possíveis gargalos. Isso interfere diretamente nas vendas e aumento de receita.
Como aplicamos a comunicação bidirecional nos clientes da Le Pera?
Além de acreditar fielmente nessa estratégia, aqui na Agência utilizamos dessa premissa no marketing de conteúdo. Buscamos desenvolver textos, de peças e legendas, que gerem uma aproximação entre empresa e cliente.
Acreditamos que ao investir nesse aspecto, a empresa já está enviando uma mensagem e consequentemente se permitindo receber uma outra, utilizando assim da comunicação bidirecional.
Em posts, direcionamos os conteúdos para que o usuário interaja com a empresa, pelos comentários. Isso acontece quando há o direcionamento para que o cliente compartilhe o que achou da temática apresentada, além de ser possível tirar dúvidas, concordar ou sugerir melhorias para aquilo.
Para isso, buscamos trabalhar a redação de uma forma que consolide a comunicação bidirecional. Principalmente nas últimas frases, que denominamos como CTA’s, que são uma espécie de chamadas que levam o usuário a interagir com seu negócio, a realização de alguma ação.
Desta forma, a comunicação bidirecional se torna uma importante ferramenta para que haja a construção de relacionamentos mais sólidos entre empresa e cliente. Além do que, o feedback é sempre valioso e pode ser utilizado como dados para propor melhorias para o negócio.