A pauta da sustentabilidade é necessária estar em discussão em todos os patamar da sociedade. Os impactos na natureza causados pela degradação ambiental e as emissões de CO₂ precisam ser revistos e repensados em busca de ações para reverter essa situação.
No mundo corporativo não deve ser diferente, é preciso que as empresas estejam cientes dessa necessidade e desenvolvam ações que visam uma responsabilidade socioambiental.
Em busca desse propósito, qualquer estratégia que agrega nesse ideal é válida. Por meio do marketing, há uma que auxilia empresas que desenvolvem ou estão interessadas em pautas nesse segmento, o marketing sustentável.
Este tipo de prática visa um marketing que está ciente e que considera os impactos ambientais e sociais nas suas operações.
O que é o marketing sustentável?
O marketing sustentável é aquele que se preocupa com o meio ambiente, no trabalho de ponta a ponta, incorporando a sustentabilidade em todos os aspectos de tomada de decisão. Isso se refere desde ao design, passando pela produção, publicidade, atendimento ao cliente e dentre outros.
Trata-se de um conjunto de estratégias que visam associar a imagem de empresas e marcas a ações sólidas que tenham um impacto positivo sobre o meio ambiente, economia e a sociedade de forma geral.
Na prática, há algumas ações que colaboram para aplicar esse conceito, que é necessário passar por um planejamento estratégico de marketing, visando o empenho de todos envolvidos.
Desenvolva o marketing verde. O foco é buscar a consciência ecológica, com ideia de repassar para o público o conceito de eco-friendly baseado em serviços, produtos ou ações que contribuem efetivamente e de forma positiva para o meio ambiente.
Apesar de parecido com o marketing sustentável, os conceitos costumam ter abordagem distintas, sendo possível o marketing verde estar dentro da abordagem do sustentável.
Reveja o processo produtivo. É o pensamento desde o ínicio de forma sustentável. Adquirindo matérias-primas que tenham um baixo impacto ambiental. Além disso, buscar implantar o reuso ou a reeducação de consumo de água
Divulgue de forma consciente. O marketing digital é amplo e é possível explorar de todas as formas as estratégias. Utilize-o e busque evitar panfletos, anúncios em papel.
Prefira embalagens recicláveis. Pensar ambientalmente desde o design dos produtos, buscando a produção de embalagens recicláveis, visando uma reutilização, seja no próprio negócio ou como matéria-prima para outras pessoas ou empresas.
Crie campanhas de marketing. As vendas são importantes para empresa, mas é necessário e interessante também educar o consumidor. Faça campanhas visando uma consciência ambiental.
Utilizar as estratégias acima é importante, mas só fará sentido se as ações das empresas estiverem alinhadas com a causa, uma gestão comprometida e bem planejada. Além de uma equipe de marketing empenhada.
Tem alguma dúvida sobre o assunto? Me mande um e-mail, vamos conversar