É indispensável pensar num negócio sem uma gestão de autoridade nas mídias sociais. Tais locais acarretam uma enorme relevância no contexto do marketing digital e consequentemente nas vendas.
E mais do que estar nas mídias sociais, é preciso de estar ativamente, compreendendo o que o seu usuário ou possível usuário está falando. É aí que entra o conceito de social listening, que pode ser traduzido, a grosso modo, como “escuta social”.
A estratégia consiste em uma técnica buscando identificar comentários e conversas, com informações relevantes para uma marca nas mídias sociais. Ela auxilia na compreensão sobre o que os usuários estão falando, quais as intenções e padrões por parte consumidor, gerando insights a fim de trabalhar novos posicionamento.
Mas nem sempre essas informações são vindas de forma direta, por meio de interações com a marca. É preciso expandir por meio de busca, palavras-chaves e outras formas.
Vantagens do social listening
- A primeira seria entender o que o público está falando sobre a sua empresa, o exigido, esperando do segmento que você está inserido. Ciente disso, é possível segmentar os conteúdos e criar campanhas mais direcionadas.
- A internet é um local que determinadas informações são difundidas rapidamente, principalmente quando se refere a um feedback negativo. Algo nesse estilo pode influenciar a decisão de compra de outras pessoas. Com o social listening, é possível reduzir o impacto dessas reclamações, pois ao fazer o monitoramento dessas menções, intervir e buscar a solução.
- Por meio do social listening é possível fazer a avaliação de forma quantidade, por meio dos números de interações e engajamento com determinado assunto, mas também de forma qualitativa, avaliando os conteúdos abordados.
Com essas vantagens e benefícios dessa estratégia, é possível fazer uma atuação mais assertiva nos conteúdos.
Nas redes sociais, melhorando as postagens, dando ênfase inclusive nas dores dos usuários, pontuadas anteriormente. Em artigos, por meio de blogposts, é possível também criar esses conteúdos mais direcionados.
Além disso, por meio de estratégias de SEO, há a possibilidade de incorporar os termos mais relevantes e assim melhorar o ranqueamento nos sites de busca.
Na Le Pera acreditamos que social listening é geração de dados, algo que somos adeptos. Informações são ouro, um segmento que atuamos fielmente, a fim de melhorar campanhas, direcionamentos em prol da geração de vendas.