O papo de hoje é sobre…Áudio books
Você é daqueles que não ‘abre mão’ de ter um livro com cheirinho de novo ou prefere ouvi-lo? A sua preferência pode refletir no perfil do mercado de publishing global (livros de consumo geral, livros escolares e acadêmicos), a começar do consumo de áudio books (audiolivros), que cresceu 53,39% nos últimos cinco anos.
Os áudio books passaram a ser a mídia de livros que mais cresce no mundo, posicionando-se como o maior gerador de aumento de receita para o mercado editorial global nos próximos sete anos, segundo um estudo da Wordsrated, uma empresa de pesquisas do segmento.
Segundo esse estudo, em um período de cinco anos (2017 a 2022), a venda de livros impressos de consumo geral (trade books) caiu 1.89%. Os e-books tiveram queda de quase 13% na receita, enquanto a receita com áudio books cresceu 42.79%.
Algumas curiosidades:
- A China é o maior mercado de áudio livros fora dos Estados Unidos, seguida pela Europa.
- As mulheres ouvem mais áudio livros do que os homens.
- Os mais jovens são mais propensos a consumir o formato de áudio, já que 57% dos americanos com menos de 50 anos ouviram áudio livros em 2021.
- O mercado europeu de áudio livros vale mais de US$ 850 milhões e deve crescer 18,6% ao ano até 2025.
- A Alemanha controla mais de 32% do mercado europeu de audiolivros.
Tudo isso é mais uma prova de que a acessibilidade é a vanguardista dos novos movimentos de consumo e de que, antigos hábitos podem se transformar e se adaptarem em qualquer época. Afinal, ouvir histórias é algo tão natural – e que acompanha a humanidade há milhares de anos – então, o que há de tão novo nisso? 😉