Navegando em Desafios de Marca.
A confiança do consumidor em uma marca de luxo é um ativo conquistado arduamente. Um ativo intangível, com um valor inestimável que pode se abalar em questão de segundos.
Recentemente a marca Tania Bulhões, ícone da elegância brasileira no universo da decoração e lifestyle, esteve envolvido em uma polêmica.
Um incidente gerou desconfiança sobre a autenticidade de algumas linhas de produtos. Perfis no TikTok colocaram em cheque a propriedade intelectual da marca. Em poucos dias, o que era pingo virou tempestade e a empresa se viu em um campo minado, com comentários desfavoráveis, hashtags depreciativas e campanhas de boicote atingindo clientes e não clientes.
A demora em se manifestar agravou a situação. Uma resposta ágil é crucial para mitigar danos e reafirmar o compromisso com clientes e valores. Quando ela não acontece, como foi o caso, a confiança se compromete.
Depois de algum tempo, o comunicado da Tânia Bulhões, dizendo que o que estava sendo comercializado a preços reduzidos era excedente de produção de um fornecedor não autorizado, abriu discussão sobre uma questão importante: a propriedade intelectual das peças e linhas criadas, que deveriam estar protegidas por copyright internacional.
O prejuízo maior não reside no impacto imediato nas vendas, mas na percepção negativa que pode afetar d marca e no risco de comprometer seu bem mais precioso: a autenticidade criativa de produtos triple A.
Construir uma reputação sólida envolve, além da qualidade, proteções legais e cuidados jurídicos que assegurem, letra por letra, o que é vendido sob o guarda chuva da exclusividade. Processos judiciais, multas e indenizações podem afetar tanto as finanças quanto a imagem da empresa, e os custos de gerenciamento de crises, como campanhas de relações públicas e comunicação com a mídia, também podem pesar no orçamento.
A lição que Tania Bulhões nos deixa é que, por mais sólida que seja uma marca, ela está sempre sujeita a desafios que podem impactar sua imagem e posicionamento no mercado.
Diante desses desafios, é fundamental agir com ética, transparência e compromisso com os valores da marca. A gestão da imagem deve estar atenta à percepção pública e implementar ações que fortaleçam a marca, tornando-a mais resiliente a crises, incluindo as proteções legais necessárias para garantir seus direitos.
Afinal, a relação de confiança e serenidade construída com os consumidores é insubstituível.
Deixo aqui meus votos de que a marca Tânia Bulhões vença mais este desafio, afinal é uma marca reconhecida em nosso país pela sua elegância e exclusividade.