Qual sua dor c-level? Etarismo

Qual sua dor c-level? Etarismo

Termos

Categoria

Date

Qual sua dor c-level? Etarismo

Você se preocupa com o futuro profissional por motivos de etarismo?

De acordo com um novo relatório da Human8 com a Provokers, feito em 17 países (incluindo o Brasil), 8 em cada 10 pessoas se preocupam com o seu futuro laboral. Não é preciso ir longe para observar que o etarismo — preconceito, intolerância, discriminação contra pessoas com idade avançada — está entre a lista de preocupações.

Mas por que estamos falando disso? Resgatando o último censo, realizado em 2022, há um aumento do envelhecimento da população brasileira em relação aos censos anteriores:

  • A idade média da população saiu de 29 anos em 2010 para 35 anos em 2022;
  • Metade dela tem 35 anos, enquanto a outra metade está acima dessa faixa;
  • É o maior salto de envelhecimento se comparado a dois censos desde 1940;

Mergulhando nessa relação etarismo x futuro profissional, uma pesquisa da Ernst & Young e da agência Maturi, feita em 2022 com mais de 200 empresas brasileiras, aponta que 78% delas se consideram etaristas e tem barreiras para contratação de pessoas na casa dos 50 anos. Essa faixa etária representa de 6% a 10% do quadro de funcionários das empresas pesquisadas.

O pensamento das empresas é de que uma pessoa mais madura é desatualizada ou que é preciso pagar um salário maior (considerando a experiência).

A consequência disso tudo, além da “juniorização” do mercado (em todas as escalas de uma hierarquia), é cerca de 1,4 milhão de pessoas acima dos 50 anos desempregadas no país.

Conte-nos sua dor

Fale conosco

*Não aceitamos currículos ou contatos de fornecedores por esse formulário, favor verificar nos botões abaixo.

Talvez você queira ler também

Branding
& Digital

Parceiro Oficial Programa Google Partners
Fale conosco

Contato

+55 11 97961-2661

© 1989 – 2024 – LE PERA COMUNICAÇÃO LTDA – CNPJ: 05.154.130/0001-00

Desculpa atrapalhar a leitura... mas adoraria conhecer quem está lendo.

Pode ficar tranquilo(a), não vou enviar spam e nenhum conteúdo invasivo.

e-book

Sua marca não vende?

CONTE-NOS SUA DOR