Briefing: o resultado de um projeto depende mais de você do que de sua agência

Você já deve ter ouvido falar no termo “briefing”, certo? Para deixar todo mundo que chegou até aqui na mesma página, vou explicar: resumidamente, um briefing é um conjunto de informações passadas pelo cliente para o desenvolvimento de um projeto. Por exemplo, sua empresa vai lançar um produto voltado para o público feminino. As informações que você divide com sua agência de publicidade, comunicação e design são os insumos para que a elaboração da estratégia e a produção de materiais sejam possíveis de se realizar.

 

Dito isso, como você transmite o briefing para seus parceiros? O que a gente percebe aqui na agência é que a qualidade de um trabalho começa pela qualidade das informações disponibilizadas. Observe os dois exemplos abaixo:

 

1) Vamos lançar uma campanha com influenciadores para meu serviço de carona em Minas Gerais. O primeiro passo é levantar uma lista de nomes para que possamos analisar.

 

2) Vamos lançar uma campanha com influenciadores para meu serviço de carona em Minas Gerais. O primeiro passo é levantar uma lista de nomes para que possamos analisar. É importante destacar que, além de audiência e taxa de engajamento, o perfil do influenciador deve estar dentro do público-alvo prioritário do nosso produto: pessoas que buscam uma vida mais sustentável e em harmonia com o meio ambiente, engajadas com a nova economia de compartilhamento de bens, que possam apostar na cultura do uso de carros por meio de caronas. O feed desse influenciador e o conteúdo devem ser factíveis com uma possível publicidade de nossa marca, sem cunho político ou palavras de baixo calão.

 

Lendo os dois conteúdos, qual desses briefings você acredita que terá um resultado mais satisfatório ao que o cliente espera? Fica claro que o segundo exemplo vai trazer nomes com mais conexão ao que a marca busca. O primeiro briefing até pode vir a alcançar o perfil de influenciador desejado pela empresa, mas quantas idas e vindas serão necessárias até encontrá-lo? Pense em quanto desgaste de equipe, horas de trabalho e custo são economizados com um briefing mais assertivo!! Entende agora quando uma agência pede um relato mais detalhado? O sucesso do seu projeto depende disso.

 

Aliás, um pedido de alteração bem estruturado também é importante para alcançar o resultado esperado. Já vimos ao longo dos anos, retornos assim:

 

– “90% das descrições estão ótimas, mas no item X faltou carinho. Poderia rever?”

 

Ou ainda:

 

– “O conteúdo está quase todo aprovado, apenas o terceiro parágrafo que o gerente não gostou. Poderiam fazer uma nova sugestão?”

 

“Faltou carinho”, “fulano não gostou”… e a alteração simples que poderíamos fazer em cinco minutos, demoram horas até entendermos o que o cliente espera e quer nesse pedido. Funciona exatamente como o briefing. Quanto mais objetivo e detalhes tiver, mais rápida será a solução e finalização de um material.

 

Lembre sempre, a agência contratada é um parceiro de negócios. Um briefing bem estruturado é o primeiro passo para um projeto bem conduzido. Ninguém melhor do que você para saber o que sua marca busca. Se você não consegue expressar objetivamente o que busca, não há resultado que o atenda. Já um direcionamento bem realizado, pode transformar qualquer projeto (não importa o tamanho), em um case de sucesso.

 

Quer saber mais sobre este e outros assuntos? Escreva para mim no marcos@lepera.com.br

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