Tenho falado muito sobre branding e sua importância para o desenvolvimento e sucesso de uma gestão de marca. Mas, quando falamos do universo digital, o branding também funciona?
Basicamente deve se pensar no conceito da mesma forma. A essência da marca deve se manter a mesma independentemente do canal, assim como as características e personalidade. Não dá para uma marca com atributos sérios, atuar de forma jovem e descolada nas redes. Basta acompanhar os perfis oficiais do Nubank e de um banco mais tradicional. A diferença é notável. Ou mesmo da Netflix e de uma farmacêutica. Há espaço para todos, basta manter sua estratégia alinhada em todos os canais de atuação, assim como seu tom de voz, identidade visual, entre outros.
Ou seja, o branding passou também para o digital, com a diferença de que tudo lá (ou aqui) acontece de forma muito mais direta (é você em contato com seu consumidor, sem intermediários), muito mais rápido (pessoas conectadas 24h, 7 dias por semana) e com grande potencial – para o bem ou para o mal.
A internet ficou mais complexa, isso é fato. Antes bastava um site para contar sua história por meio de um monólogo. Hoje o desafio é, além de se fazer presente na internet, dialogar com seu público. As estratégias passaram a ir muito além de apenas dizer algo: as marcas tiveram que aprender a ouvir e a responder, resolver questionamentos de forma muito mais ágil e criar estratégias não apenas para aparecer, mas principalmente para engajar e até mesmo viralizar. Tudo isso sem esquecer do branding. O que sua marca é offline, deve se manter no online.
Se você ainda não se convenceu de que precisa estar nas redes, talvez essas informações ajudem a decidir com mais precisão. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo IBGE em 2019 e divulgada agora em abril de 2021, mostra que 82,7% dos domicílios nacionais possuem acesso à internet, um aumento de 3,6 pontos percentuais em relação a 2018. O levantamento destaca ainda que o celular continua sendo a principal ferramenta utilizada, sendo encontrado em 99,5% das famílias entrevistadas.
Com a pandemia, esse número cresceu sem dúvidas. Imagine com a chegada do 5G que está cada vez mais próxima. Ou seja, com o advento da internet, você encontra seu consumidor no ônibus, na sala de espera do dentista, na praça, na padaria, na escola, entre uma reunião e outra.
Uma pesquisa da HubSpot também traz dados interessantes: 54% dos consumidores entrevistados declararam desejar ver mais conteúdo de uma marca que apreciam na internet; 90% dos usuários apenas se decidiram sobre um produto após fazer uma pesquisa nas redes; além disso, buscas na internet têm se tornado uma opção para encontrar novas marcas ou serviços, segundo 51% dos entrevistados.
E aí te pergunto novamente, branding no digital: funciona?