Estratégia digital é garantia de venda?

Uma pergunta muito comum em diversas reuniões que participo está relacionada às vendas no ambiente digital. Já ouvi de clientes e mesmo de prospects se realmente vale a pena ter uma estratégia focada em digital e se estar lá é garantia de vendas. E aí eu te pergunto, o fato de um shampoo estar na gôndola de um supermercado dá alguma garantia de que será vendido? Se seu produto ainda não é conhecido no mercado, como você fará para que o consumidor escolha o seu diante de tantas possibilidades mais “desejadas”?

No ambiente digital é a mesma coisa. Você não foca em simplesmente vender o produto, você desenvolve a sua marca, cria estratégias de marketing e comunicação, estabelece conexões com seu público, amplia positivamente sua reputação. As pessoas passam a falar sobre você, seu produto passa a ser desejado e, assim, você verá suas vendas acontecerem.

É preciso pensar a longo prazo. O objetivo final é sempre vender, mas a diferença entre uma e 50 vendas está no processo de encantar seu cliente e, claro, ter um produto de qualidade. No meu livro “Marcas Magnéticas” falo sobre a necessidade de uma marca ser talentosa. Talento é algo que deve nascer com a marca. Não existe percepção boa para um produto ou serviço ruim. Mas é preciso ter consciência que não basta somente ser talentosa. A marca, acima de tudo, deve ser desejada para além da concorrência. Um exemplo é a marca da Universidade Anhembi Morumbi, que foi nossa cliente por anos aqui na Le Pera, e sempre foi posicionada de forma diferente e superior em seu mercado.

Bom, até agora falei basicamente sobre estratégia de branding e reputação, mas o ambiente digital é um novo mundo. Onde sua marca deve estar? Como alcançar seu público? E como ampliar a distribuição de sua mensagem?

Posso falar melhor sobre isso no próximo artigo, mas resumidamente, sua marca deve estar onde seu cliente está e falar a língua dele. Em que canais e de que maneira seu público consome informação e é impactado? Pode ser pelas redes sociais, por meio de pesquisas em site de buscas ou em veículos noticiosos, por exemplo. Pode ser por todos esses canais e ainda outros. É aí que entram os planejamentos estratégicos e táticos, que vão levar ao processo de escolha das melhores ferramentas para que sua marca alcance seu potencial cliente. Podem ser: funil de vendas; anúncios; SEO; links patrocinados; e-mail marketing; inbound marketing; remarketing; plataformas de automação; campanha de Ads; landing pages; CRM; etc.

A combinação de várias delas (ou todas elas) vai formar um ciclo virtuoso em torno de sua marca. No fim, o objetivo é alcançar o que você busca para seu produto, que é vendê-lo. Ou melhor, é torná-lo tão desejado que seu cliente não tenha outra opção a não ser comprá-lo.

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