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A melhor ferramenta para sua estratégia digital existe?

Você já deve ter lido muitos artigos que começam assim: a melhor ferramenta para sua estratégia digital; veja como crescer seu negócio com apenas três aplicativos; como vencer nas redes sociais usando apenas seu conteúdo. Bom, se não leu, ainda vai ler algo parecido. O que quero mostrar aqui é que não existe uma ferramenta mágica ou uma estratégia única e vencedora. Se alguém prometer isso sem conhecer seu negócio, corre, mas para bem longe.

Não há muito como fugir do que venho falando nos últimos artigos. Você precisa de uma estratégia de branding tanto offline quanto online. No digital, como disse no artigo anterior, você precisa saber quem é seu cliente e onde ele está para começar a pensar em quais ferramentas usar.

Por exemplo, seu consumidor prefere ouvir conteúdos ou assistir? Ele não tem tempo para vídeos e prefere textos curtos? Ou só gosta de ver imagens? Vídeos longos ou menores que 30 segundos? Conteúdos mais aprofundados ou dança + música?

Entende o que quero dizer? Talvez seu público ainda esteja no Instagram, mas ele já pode ter migrado em massa para o TikTok. Ou ele prefira se manifestar em poucas palavras pelo Twitter. Se ele for gamer, provavelmente está na Twitch. Quem é seu público, que idade tem, o que consome na internet, quem são os influenciadores que ele segue e acompanha?

Depois de conhecer bem quem usa a sua marca e quem você quer atingir, o próximo passo é criar uma estratégia de comunicação que contemple quais ferramentas serão priorizadas para levar sua marca até seu consumidor. Pode ser uma ou uma mistura de várias. Depende da sua estratégia e objetivo final. Depende do que você quer alcançar com cada uma delas. Nem todas são ideais para seu negócio.

Você pode querer criar um conteúdo que desenvolva um posicionamento de marca nas redes sociais criando autoridade; ou promover uma campanha Ads que gere tráfego no site da sua empresa; criar um site ranqueado com SEO que capta leads; ou elaborar uma Landing Page que vai captar leads e qualificá-los a partir de uma estratégia de automatização via whats + e-mail, concentrando cada novo contato em um CRM.

Então vamos lá:

Começando pelos mais conhecidos. Se seu interesse for criar conteúdo, você pode usar as redes sociais: Instagram, Facebook, TikTok, Twitter, Youtube, Vimeo, Twitch, LinkedIn, Pinterest e tantos outros que vão surgindo diariamente. Até aqui está fácil, certo?

Ainda na criação de conteúdo, há também os CMS que permitem criar projetos como blogs, sites, landing pages, e-commerce, entre outros. Um dos mais conhecidos é o WordPress, mas há outras opções.

Sua estratégia pode ter iniciativas direcionadas aos aplicativos de troca de mensagens como Whatsapp, Telegram, Slack, por exemplo. Ou foco em mídia paga com o uso de Facebook Ads e/ou Google Ads.

Existem ainda as ferramentas de SEO (Search Engine Optimization) que possibilitam ajustar o conteúdo para otimizá-lo e ser mais facilmente encontrado nas páginas de busca. O texto usando técnicas de SEO geralmente é elaborado por um profissional da área, mas as ferramentas podem apoiá-lo a encontrar as melhores palavras-chave para usar no título e ao longo do conteúdo.

Além disso, que tal usar um software de automação de marketing para disparo de campanhas, newsletters ou pesquisas por meio de um e-mail marketing, por exemplo?! Uma ferramenta bastante usada costuma ser o MailChimp.

Por fim, como você pretende analisar todos os dados gerados a partir da sua estratégia? O Google Analytics talvez seja o mais conhecido e que permite avaliar o comportamento do público em seu site; de onde vêm seus visitantes; e o comportamento em suas páginas; mas há outras ferramentas que permitem também analisar o UX (User Experience ou a experiência do usuário em seu site) ou a concorrência, por exemplo.

A internet é um universo e cada vez mais surgem ferramentas para facilitar nosso convívio com ela. Mas diante dessas infinitas possibilidades, qual usar? É aí que entra a importância de uma equipe de comunicação e marketing interna ou uma agência contratada como a Le Pera, que vai focar sua atuação para criar a melhor estratégia para sua marca e escolher as melhores ferramentas para trazer o resultado que você busca.

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