A boa ideia é soberana

Recentemente estava conversando com nosso time, falávamos sobre criatividade e sua importância para as marcas. Na verdade, sobre a importância de usar a criatividade para elevar o patamar de uma marca e destacá-la das demais concorrentes; e como ela pode estar ligada tanto à inovação no desenvolvimento de um produto, quanto pode ser usada para permear todas as ações, estratégias, campanhas e comunicação como um fio condutor. Sabe aquela sacada genial?

 

A Apple, por exemplo, juntou as funções de uma câmera fotográfica, agenda eletrônica, filmadora, telefone e outras em um único aparelho, e curou diversas “dores” de seus clientes. Não apenas curou, mas ditou tendência quando trouxe praticidade e as funcionalidades de um smartphone.

 

É o que chamamos aqui de “big idea”. Uma “big idea” que vale a pena compartilhar, foi quando recebemos o desafio de apoiar a Colombo em seu processo de rejuvenescimento da marca. Para isso, buscamos associá-la a um artista jovem, antenado, que é a cara do nosso cliente e do público-alvo: o apresentador Rodrigo Faro. A estratégia deu tão certo que algumas lojas chegaram a registrar aumento de até 85% nas vendas durante a campanha. Esta ação possibilitou que a Colombo se posicionasse como referência no mercado de moda masculina popular de forma atual e descolada.

 

Atualmente, com o excesso de informação e de competição cada vez mais acirrada, quem aposta em se destacar da concorrência sai na frente. Sua marca precisa ser lembrada! Mais do que isso, ela precisa se conectar com seu público-alvo, trazer soluções para as principais dores dos clientes e inovar.

 

Quer uma sacada genial lá de 1996? Os mamíferos da Parmalat. O leite da marca se tornou líder logo após a veiculação do comercial. Dois anos depois houve um reforço de divulgação com o lançamento dos bichinhos de pelúcia com tiragem inicial de 300 mil. O sucesso foi tão grande que a empresa precisou produzir 15 milhões de unidades. A campanha durou aproximadamente 4 anos, mas até hoje é lembrada. Inclusive, no fim de julho deste ano, a Netflix fez uma ação para divulgar a segunda temporada de Sweet Tooth aproveitando a nostalgia dos internautas. Para anunciar a continuação, a plataforma de streaming se inspirou em comentários e ideias dos seguidores e fez uma paródia usando os personagens híbridos da série.

 

Uma boa ideia é soberana e continua viva e forte na cabeça do público. Lembra de outras iniciativas que a criatividade transformou uma marca? Envia no meu e-mail: marcos@lepera.com.br

 

Boas ideias, referências e inspirações são sempre bem-vindas. Quem sabe não escrevo outro artigo trazendo mais “Big Ideas”?

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