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Como aliar sua marca ao Pantone do ano

Anualmente, a Pantone divulga a cor daquele respectivo ano. Para 2022, a cor é chamada de Very Peri, um tom inédito de azul-arroxeado ou violeta, criado com a expectativa de traduzir o momento de transformação por qual passa a sociedade, segundo a empresa. Mas o que quero abordar hoje aqui, na verdade: o que é a cor Pantone, por que há expectativa do mercado para esse lançamento anual e como você pode aproveitar as novidades em sua marca?

 

Se você nunca ouviu falar na escala Pantone, provavelmente sua área de comunicação e design sabe do que estou falando. Mas você já deve ter visto aquele leque com diversas tonalidades de diferentes cores.

 

Basicamente, a Pantone é quem padroniza a cores e dita o tom do ano. Como as cores podem mudar quando mescladas ou sob diferentes situações, a marca adiciona as novidades em seu catálogo para que todos tenham acesso.

 

E como garantir sempre o uso da mesma cor? Bom, uma vez que eu posso enxergar e interpretar uma cor diferente de você, a Pantone também desenvolveu um esquema para evitar que isso aconteça. Cada cor é organizada por um sistema de códigos, o que facilita para os profissionais garantirem as cores exatas em seus projetos. A “Very Peri”, por exemplo, tem a numeração 17-3938. Assim, não importa quem manuseie um projeto, o código garante que a cor será sempre a mesma.

 

Apesar de existir desde 1963, foi em 2000 que a marca passou a investir amplamente em marketing ganhando relevância até mesmo na cultura pop. O lançamento da tendência do ano foi transformado em um grande evento bastante esperado, principalmente pelos profissionais de arquitetura e design. As cores, geralmente, vêm atreladas a um momento em que a sociedade vive, comportamento e estilo. Por exemplo, em 2021, as novidades eram Ultimate Grey e Illuminating, tons de cinza e amarelo que representavam sentimentos de resistência, moderação e esperança.

 

A empresa passou também a lançar produtos e parcerias com marcas usando cores tendências ou exclusivas. Tênis, maquiagem, esmaltes, roupas, papelaria, até teclados de iPhone, por exemplo. Entende onde quero chegar? É possível aproveitar a cor do ano para lançar uma campanha ou uma família de produtos especiais.

 

Além disso, lembra que falei lá em cima que a Pantone padroniza as cores? Quer um exemplo? Em todo o branding da Coca-Cola, desde a criação da marca até sua aplicação em campanhas, stands e em seus produtos que vão além da bebida, como roupas e calçados, é usado o mesmo tom de vermelho. Não há (ou não deveria ter) possibilidade de aplicação de uma tonalidade diferente. Aliás, é um tom de vermelho exclusivo e patenteado para a Coca-Cola.

 

Estar atento à “Cor do Ano” da Pantone, no mínimo, traz dicas interessantes das tendências de consumo, mudanças no comportamento da sociedade, e algumas das mensagens que o público espera encontrar ao longo do ano. Usar o novo tom ou não, deve estar atrelado principalmente à estratégia de sua empresa e se a cor comunica os mesmo valores de sua marca. Mas não deixa de ser uma ideia interessante de inovação, frescor e atenção ao seu consumidor, se for algo que ele também espera.

 

Quer alguma dica de comunicação e não encontrou aqui no blog? Escreve para mim no contato@lepera.com.br . Quem sabe não vira o tema de um dos próximos artigos?!

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