O que você está desejando agora? O que motiva esse desejo? Quais são as emoções envolvidas nessa motivação?
Sabemos que emoção é uma reação a um estímulo ambiental e cognitivo que produz tanto experiências subjetivas, quanto alterações neurobiológicas.
As emoções estão associadas ao temperamento, personalidade e as motivações. Podemos listar vários tipos de emoções como raiva, medo, alegria, satisfação e tristeza… mas quais são os padrões de expressão emocional envolvidos no processo de criação motivacional ou de um desejo?
Todas as emoções sejam elas positivas — felicidade, alegria, satisfação — ou negativas — raiva, tristeza, angústia — estão intimamente ligadas ao desenvolvimento de alguma motivação ou desejo.
O fundamento da emoção tem um aspecto motivacional de dois fatores, são eles:
- Estímulo apetitivo
- Estímulo aversivo
Por exemplo, algo ruim que está acontecendo na sua vida que causa a você emoções ruins te motiva a sair daquela situação — estímulo aversivo; ou algo que você deseja e acha que irá trazer boas emoções que também pode ser o responsável pela sua motivação — estímulo apetitivo.
Nesse caso de estímulos apetitivos, o desejo pode trazer consequências em aspectos neurofisiológicos emocionais e motivacionais, o vício.
Os vícios sequestram os sistemas cerebrais que controlam o comportamento emocional e motivacional que são fundamentais para a sobrevivência adaptativa.
É importante buscar o equilíbrio.
O resultado do que fazemos deve ser a procura da alegria e da satisfação. Como diz Dalai Lama: a dor vem sozinha, a alegria deve ser buscada.
Curtiu essa análise? Afinal, trabalhar com Marketing é entender de tudo um muito, inclusive, Neurociência. Nos próximos conteúdos vou falar sobre atração e desejo…
Não deixe de me acompanhar nas mídias sociais: @mlepera