Importância, característica e o impacto na geração de receita na sua empresa.
Além dos frequentes trabalhos de branding, recentemente surgiu uma demanda muito específica, ou melhor, duas demandas. Duas grandes marcas, duas empresas que atuam há décadas nos seus respectivos mercados, duas organizações buscando se manter relevantes e líderes, cada uma em seu segmento.
Elas precisam de uma organização na arquitetura de marca, afinal, a medida que os negócios crescem, o branding pode ficar bastante complicado se você não estiver seguindo uma ordem.
Decidi dividir com você a importância e o impacto que este trabalho pode provocar na receita de uma empresa.
O objetivo da arquitetura de marca é simplesmente trazer mais desejo pela marca.
A arquitetura de marca é a técnica que nós, os estrategistas, usamos para dar estrutura a uma organização.
É uma forma de organizar as submarcas, os departamentos de negócios e até mesmo as linhas de produtos dentro de uma empresa.
Você precisa ter uma estratégia clara sobre que tipo de arquitetura de marca você deve usar, caso contrário, tudo pode se tornar rapidamente uma grande bagunça.
Existem 3 modelos básicos de arquitetura de marca: monolítica, endossada e plural.
Monolítica, também conhecida como branded house, é caracterizada por uma marca principal forte e única.
A estrutura é considerada monolítica quando o nome corporativo é utilizado pela marca em todos os produtos e serviços ofertados. Todas as marcas têm o mesmo sinal e identificação.
Nesse modelo, a marca-mãe, a marca da empresa, é a única a ser utilizada. Tem por característica principal o desenho constante em todos os seus produtos.
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Endossada, também conhecida como endorsed brands, é a estrutura onde a marca mestre tem algum domínio sobre todas as submarcas, ou em outras palavras, todas as submarcas são suportadas pela marca-mestre
Normalmente, marcas totalmente novas vão sendo desenvolvidas e depois apoiadas pela visibilidade da marca-mestre.
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Independente, também conhecida como Plural ou House of Brands, é o modelo caracterizado por uma série de submarcas totalmente desconexas .
Esta é uma estrutura onde as marcas-mestres não têm qualquer ligação com nenhuma das submarcas.
Este modelo simplesmente não depende da marca principal – onde todas as submarcas são completamente independentes.
O que eu acredito e defendo
A arquitetura de marca NÃO é apenas para organizações grandes e estabelecidas.
Marcas menores com vários produtos ou grandes ofertas podem alavancar com sucesso a arquitetura da marca para seu crescimento.
Não existe um modelo melhor. Existe o modelo que vai atender a necessidade da sua empresa, levando em consideração estudo, dados e análises. Não é achismo.
Lembre-se, todas as decisões precisam ser tomadas com o objetivo de gerar vendas.
Gostou da troca? Entre em contato comigo se desejar estender essa conversa!