Comportamento dos consumidores em caso de racismo no ambiente esportivo. E por falar em consciência, uma recente pesquisa liderada pela A iO Diversidade e a Locomotiva buscou entender como os consumidores se comportam em casos de racismo no meio esportivo, como o que aconteceu com Vini Jr, na Espanha, recentemente. As empresas conversaram com homens e mulheres maiores de 18 anos, de 18 de abril a 3 de maio. Foram realizadas 2.702 entrevistas.
73% concordam que é papel das marcas apoiar a diversidade no esporte. Além disso, 83% acreditam que elas devem lutar pela igualdade entre os atletas.
E 76% dos consumidores acreditam que quando uma marca se posiciona contra o racismo, mobiliza a disposição para compra. Já o posicionamento dessa marca quando um atleta é hostilizado em uma situação de jogo também aumenta a disposição de compra para 79% dos respondentes.
As marcas precisam entender que, mais do que se pronunciar publicamente repudiando uma situação, é fundamental que se conscientizem sobre o seu papel e sua força para a promoção de uma sociedade mais equânime, justa e antirracista.