Tendências e mais tendências...jornalismo enfrenta uma crise de credibilidade

Jornalismo enfrenta uma crise de credibilidade

Tendências e mais tendências…jornalismo enfrenta uma crise de credibilidade

O jornalismo enfrenta uma crise de credibilidade, com apenas 32% dos americanos relatando “muita” ou “bastante” confiança nas reportagens jornalísticas, um recorde histórico negativo. Tradicionalmente, acredita-se que essa falta de credibilidade se deve à percepção de parcialidade política dos repórteres e editores.

Líderes de redação defendem a “objetividade” e criticam jornalistas que expressam opiniões nas redes sociais, acreditando que a neutralidade aumentaria a confiança do público.

No entanto, um estudo recente publicado no “Journalism” sugere que a desconfiança do público vem da percepção de que a indústria valoriza mais os lucros do que a verdade ou o serviço público.

Com base em dezenas de entrevistas com adultos de diferentes idades, tendências políticas, status socioeconômico e gênero, os entrevistados acreditam que as notícias são relatadas de maneira imprecisa não para promover ideologias políticas, mas para gerar maior audiência e lucros. Os entrevistados descreveram os jornalistas como envolvidos em uma luta contínua para capturar a atenção do público em um ambiente de mídia extremamente competitivo.

Somando todo esse cenário com a AI invadindo os postos de trabalho, a pergunta que nos resta é: como as preocupações financeiras das organizações de notícias são mantidas separadas das avaliações do trabalho dos jornalistas?

Qual sua opinião sobre o tema?

Conte-nos sua dor

Fale conosco

*Não aceitamos currículos ou contatos de fornecedores por esse formulário, favor verificar nos botões abaixo.

Talvez você queira ler também

Branding
& Digital

Parceiro Oficial Programa Google Partners
Fale conosco

Contato

+55 11 97961-2661

© 1989 – 2024 – LE PERA COMUNICAÇÃO LTDA – CNPJ: 05.154.130/0001-00

Desculpa atrapalhar a leitura... mas adoraria conhecer quem está lendo.

Pode ficar tranquilo(a), não vou enviar spam e nenhum conteúdo invasivo.

e-book

Sua marca não vende?

CONTE-NOS SUA DOR