Estes dias assisti uma entrevista da filósofa Marilena Chaui.
Vou transcrever aqui a sua fala.
“Está surgindo uma nova subjetividade produzida por esse mundo digital.
Primeiro é uma subjetividade narcisista, ou seja existir é ser visto, se você não é visto você não existe.
Então ser visto é a primeira marca do narcisismo. Só que como você depende para ser visto do olhar do outro e você não tem o controle sobre o olhar do outro, você ininterruptamente e como Freud dizia o narcisismo é inseparável da depressão.
Então você tem uma uma subjetividade nova, que é narcisista, depressiva e que depende desesperadamente do olhar alheio. E por isso ela depende do Influencer, do Coach, do não sei quem. Ela depende desses olhares todos que garantem que ela existe.
Ora, quando ela não tem esses olhares externos de garantia para si própria, ela entra em depressão.
E eu não sei se você sabe há estudos do aumento gigantesco da taxa de suicídio entre os jovens no mundo inteiro.
Não houve uma mudança tecnológica, houve uma mutação civilizacional.
É um outro mundo, é uma outra coisa. O mundo virtual é outra coisa.”
Uau! Que análise profunda: “existir é ser visto, se você não é visto você não existe”.
Esse é o mundo que vivemos!
Sua marca existe? Ela aparece? Ela é desejada? Não? Me chama pra conversar.