Comunicação ruim, prejuízo certo. Nos últimos anos, o Pix tornou-se um dos meios de pagamento mais populares no Brasil, trazendo agilidade e praticidade para milhões de cidadãos e empresas.
A recente discussão sobre a possibilidade de controle do Pix levantou uma série de preocupações quanto à capacidade do governo federal de administrar a situação de maneira eficaz e transparente no campo da comunicação. Neste contexto, a ausência de um interlocutor com uma mensagem consistente e clara, fez a iniciativa de controle da Receita Federal ser abortada.
Como você sabe, o Pix foi introduzido como uma solução inovadora pelo Banco Central do Brasil para facilitar transações financeiras instantâneas e reduzir a dependência dos meios tradicionais de pagamento. Sua gratuidade para pessoas físicas tornou-se um dos principais pilares para sua rápida adoção. Contudo, a proposta de controle da iniciativa sem a devida comunicação de qualidade, acabou sucumbindo à narrativa de que se tratava de uma tentativa do governo de aumentar a arrecadação.
E como você também sabe, vivemos na sociedade da percepção e não da realidade.
Percebi a ausência de uma campanha informativa e bem estruturada, o que acabou resultando em desconfianças e resistências por parte da sociedade de maneira geral.
Some a isso ao vídeo do deputado federal Nicolas Ferreira que teve inacreditáveis 300 milhões de visualizações, jogando mais lenha na fogueira das versões.
Percebi também a falta de diálogo com stakeholders-chave, como o setor financeiro e as entidades de defesa do consumidor, o que acabou ampliando a percepção de um descompasso entre as intenções do governo e as necessidades do público, além de perder a oportunidade de ter estes dois players como pontos de apoio no lançamento da iniciativa.
É imperativo que lições sejam aprendidas desta experiência a fim de garantir que futuras propostas sejam sequencialmente acompanhadas de um diálogo aberto e franco com a sociedade e acima de tudo, de uma comunicação estratégica pensada com antecedência.
Pensamento do dia
“Você não resolve tudo com uma boa comunicação, mas evita um bocado de mal entendidos.”