Tendências e mais tendências…IAs generativas
É impossível não falar sobre IAs. Se você ainda não entendeu isso, compreenda agora. É o zeitgeist desta época. Ah, mas qual a questão agora? O boom das IAs generativas encontrou as eleições.
Se um caso de uso de deepfake na voz do presidente norte-americano Joe Biden, ainda nas primárias, causou rebuliço, o alvoroço é maior na Índia, país com o maior número de eleitores no mundo. A corrida eleitoral para primeiro-ministro indiano começou com uso ostensivo da tecnologia. Especialistas temem que eleitores encontrem cada vez mais dificuldades para diferenciar o real do fabricado.
A Índia possui o maior pleito do mundo. Com 1,4 bilhão de habitantes, estamos falando de um país com 800 milhões de pessoas conectadas à internet. Tecnologia que reduziu o tempo e gastos em campanhas, além de ter gerado uma oportunidade de negócios avaliada em USD 60 milhões. Cerca de 60% das 4 bilhões de rúpias (quase R$250 milhões), usadas durante o período eleitoral 2024, foi voltado para a publicidade digital.
E saca só o volume de usuários das principais plataformas: 360 milhões de pessoas usam Instagram no país; 467 milhões assistem a vídeos no YouTube; 535 milhões são usuárias do WhatsApp. A Índia e o Brasil possuem similaridades em relação ao comportamento digital.
Especialistas aqui no país observam o outro lado do mundo na tentativa de prever o que pode acontecer aqui, em ano de eleições municipais. “A tecnologia, os métodos de manipulação, evoluem exponencialmente, então as estratégias de defesa devem ser igualmente dinâmicas”, avaliou o advogado Alexander Coelho, à Agência Brasil. A gente não acha que a coisa deste lado do mundo será no nível indiano, mas não custa deixar o alerta ligado.