Recentemente, o presidente de um grande banco digital no Brasil disse que vai existir espaço para apenas cinco a dez grandes players no setor. Ele completou dizendo que está se criando um pelotão de frente das fintechs.
A pergunta é: podemos fazer um comparativo com o mercado de energia elétrica?
O mercado está em forte crescimento e ao mesmo tempo traça projeções das empresas que vão permanecer no segmento.
Some a isso a descentralização do setor de energia elétrica, quando os sistemas de energia renovável e sustentável passaram a se tornar ainda mais relevantes para o país (o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS registrou nos dias 23 e 24 de julho de 2022, seis novos recordes da geração de energia solar e eólica no Brasil).
Com todos esses dados positivos sobre o crescimento das fontes de energias renováveis e os desafios cada vez maiores que se impõem para as empresas de energia elétrica – fica a pergunta: como criar e manter um negócio sustentável no setor?
O papel do marketing na expansão do setor elétrico
A saída encontrada por muitas empresas é o investimento em estratégias de marketing, atraindo consumidores (sejam B2B ou B2C), educando e reforçando o “awareness” de suas marcas.
Se antes o marketing era uma área vista como fonte de despesas, hoje é de extrema importância para as mais variadas áreas dos negócios e indústrias, afinal, exaltar as características, vantagens e benefícios de um produto ou serviço pode ser a diferença entre lucro e prejuízo.
Isso sem falar do “escudo” que o marketing cria a seu favor, em um mercado de alta concorrência.
O conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca, conhecido como “branding”, é o primeiro passo para fazer com que sua empresa fique marcada na mente do consumidor. Com a marca definida, o segundo passo é mostrar a autoridade dela no mercado.
Definir drivers de desejo do mercado, analisar seu público-alvo/persona e alcançar objetivos integrando estratégias e planejamento é o caminho.
A Le Pera Branding & Digital, atua há 20 anos no mercado de energia, indo muito além do marketing tradicional, analisando toda a necessidade do seu negócio para entregar exatamente o que sua marca precisa, seja no marketing ou na área comercial.
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