Enganado quem pensa que o processo de criação do nome de uma marca é fácil. Existe e exige ciência, psicologia e experiência.
Quando tocamos no assunto “construção de marcas”, em tempos onde os esforços para posicionar e gerar venda se tornam cada vez maiores, o nome é a principal característica no sistema de um negócio.
A criatividade de desenvolver nomes nas coisas não é tão fácil como as pessoas imaginam. Na nossa jornada, com especialistas em Branding e Naming traçamos algumas possibilidades de construção de nomes para Marcas, como por exemplo um estrangeirismo, um nome descritivo, ou até mesmo abstrato.
A partir disso, as empresas podem começar a entender o nome como o pontapé para um propósito de marca, manifesto, e até o estilo do logo e do design. O naming dá possibilidades diversas e pode ajudar tanto no universo visual, quanto no verbal, principalmente se aliado à estratégia.
O objetivo precisa ser chegar a quantidade máxima de ideias para quebrar padrões, gerar ideias que surpreendem e construir novas concepções e significados. Isso é o que um bom naming pode fazer pela sua marca e para a cultura da organização.
Aqui na Le Pera, consideramos 5 pontos essenciais:
- O nome precisa estar disponível para registro
- É preciso dar fit com o segmento do cliente
- O processo de construção precisa ser original
- É fundamental fugir dos clichês e dos modismos
- Importante ter motivação afetiva, mas com cuidado
O que traz a segurança de fazer bons namings é sempre priorizar o diagnóstico, entendendo o cliente, cultura e marca, com atenção às informações e ao processo minucioso.
Aqui na Le Pera, antes de todo o processo de naming passamos pelo desenvolvimento do Brand Strategy Book, um guia de 7 pontos que examina todos os pontos e gera um diagnóstico completo de uma empresa.
Quer entender mais sobre o processo de nome para sua marca? Entre em contato conosco!